quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

E quando a faxineira lhe abandona?

Todo mundo já viveu uma história de abandono pelo menos uma vez na vida. Jogue o primeiro lenço de papel molhado de lágrimas quem nunca viveu uma separação. O pior nem é o fim da relação, são as justificativas mais sem justificativas que são dadas, tipo: "O problema sou eu" ou a clássica: "Não é culpa sua".
E quando a faxineira lhe abandona? A primeira coisa é a chegada do caos em sua casa. Ele chega de mansinho, com uma louça suja na pia, um tapete desarrumado ou uma  aranha que faz questão de exibir o seu bordado da noite anterior bem no meio da sala de jantar. Mas com o passar dos dias as coisas vão ficando mais críticas: a louça se multiplica exponencialmente, o tapete muda de cor com a presença da poeira e pior, aquela aranha solitária deu cria e agora você tem pequenas aprendizes de bordadeiras por toda a casa. O caos assiste tudo sentado no seu sofá  ou se deita um pouco nas camas bagunçadas.
Mas, qual foi a justificativa da faxineira? A mesma do fim de todos os romances e roupantes: "Você é boa demais para mim", "Não mereço trabalhar com você" e a pior de todas "Você merece alguém melhor do que eu". É muito drama mesmo, mas a solução é bem fácil e simples e vou parar com a lamúria e dizer quais eu encontrei.
Primeiro, Natália Zanardi Ortiz me ajudou muito com seu livrinho (é uma edição de bolso) chamado Casa em Ordem: manual prático para organização do lar. O livro tem 10 capítulos que podem ser encarados como 10 passos para organizar o desfecho do fim da cordialidade e contrato com sua faxineira. No capítulo 1, Natália fala sobre a necessidade da organização e apresenta excelentes razões para que cada um mantenha sua bagunça ordenada. A principal dica que anotei foi sobre a economia de tempo que fazemos quando cada coisinha está no seu lugar, tipo: a chave do carro, o chaveiro de casa, os documentos, as contas para pagar ontem.
Cada capítulo é uma descoberta diferente e mostra como é simples manter uma rotina de organização da casa sem precisar chorar pela faxineira.
A segunda ajuda veio de uma compra de impulso na livraria. O nome do livro é Veja Como se Faz: 500 coisas que você deve saber. Instruções para a vida, do cotidiano ao exótico. Quem não conhece o livro deve achar graça do título, mas na verdade além de ensinar fazer o passo moonwalk e de nos instruir sobre como defender-se de um tubarão, o livro tem uma parte dedicada ao lar e nos presenteia com dicas e orientações bem interessantes, principalmente os tópicos: Arrumar a casa diariamente, Fazer a limpeza semanal, Caprichar na faxina mensal, Limpar de maneira natural. E sabe qual é o melhor? Tudo ilustrado com imagens de fácil compreensão (pode até mostrar para seu parceiro). O livro pode ser encontrado em todas as livrarias, mas existe uma versão para download.
Para arrumar a casa diariamente, ele oferece três dicas:
1- Arrume a cama ao levantar.
2- Limpe toda sujeira, lixo e pratos sujos.
3- Passe um pano molhado nas bancadas, pias e chuveiros.
Para a limpeza semanal, são quatro orientações:
1- Escove as pias.
2- Troque os lençóis e não se esqueça de mudar também as toalhas (essa é uma dica minha).
3- Espane, passe o pano e varra a casa ou aspire a poeira.
4- Lave a roupa e jogue o lixo fora.
No caso de nossa região, a coleta acontece três vezes por semana, mas em lugares que ela não é regular, precisa ficar atento para não perder o dia da coleta do lixo, ou as moscas, baratas e ratos farão uma visita, muito inconveniente por sinal.
E finalmente, para caprichar na faxina mensal é importante:
1- Remover a sujeira do teto (acabe com as teias de aranha) e lave as janelas.
2- Limpe sua geladeira e afaste os móveis para limpar o piso melhor.
3- Organize o armário e a cômoda, inclusive doando aquilo que está por mais de seis meses sem usar e que não seja peça de estação (como as roupas de inverno).
Caso queira uma ajuda de um terapeuta da casa, procure o site www.cursodeorganizacao.com.br. Acredito que alguns especialistas podem junto com você descobrir seu perfil ou de sua família e conseguir estabelecer uma melhor dinâmica para a limpeza e organização de sua casa.
Referência bibliográfica da professora de metodologia científica (The otherside ¬¬):
ORTIZ, Natália Zanardi. Casa em ordem: manual prático para organização do lar. São Paulo: Alaúde editorial, 2009.

3 comentários:

  1. Nossa agora q tô trabalhando no interior o Paulo que está me dando a mão...
    Saudades de arrumar meu cafofinho do meu jeito :(

    ResponderExcluir
  2. Achei o máximo isso aqui. Pois é, nesse momento fiquei sei faxineira. Vou dando meu jeito com a organização. Amei essas dicas.
    Ah!!! Você já deu aula de História para minha filha Priscila. Lá no CEI. Moramos oito anos em Natal e eu amo essa cidade... Saudades!!!
    Beijos mil

    ResponderExcluir
  3. Olá Teresinha, fico feliz que as dicas sejam úteis. Eu tenho ótimas lembranças de Priscila e fico mesmo muito contente que estejamos nos reencontrando pelas super vias da internet.
    Sobre o post, já nos habituamos sem a faxineira e estamos mantendo uma lista de tarefas para reorganizar a casa, nosso novo problema é outro: nas últimas duas semanas ficamos sem a nossa lavadeira também, por causa de um problema de coluna, mas essa eu preciso mesmo esperar se recuperar, risos.
    Um beijo grande e felicidades sempre.

    ResponderExcluir

Você vai gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...