segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Coleções e lembranças

Durante muitos anos, acumulei muitos presentes de meus ex-alunos e lembranças de meus penpals ao redor do mundo. O único problema é o espaço para expor todas as coisas. Sou uma pessoa do tipo que guardo tudo aquilo que me é dado com carinho e mantenho sempre perto dos meus olhos e vivo na memória, entretanto, depois do casamento com amor-marido muitas coisas mudaram em minha vida e os espaços foram sendo ocupados por outras coleções e lembranças de mais uma pessoa.
Hoje estou vivendo o desafio de escolher para expor entre todos os presentes e mimos que já recebi e me bate uma angústia bem grande. Entretanto, uma dica de decoração que eu já tinha aprendido há muito tempo atrás, mas tinha deixado de colocar em prática: selecionar apenas alguns objetos para decorar os ambientes e guardar os outros. Em outro momento, retomo os objetos guardados e uso para renovar a decoração. Não parece bem simples?
Quem me fez lembrar desta importante dica foi a manamiga e madrinha Zil. Ela viu nossa coleção de anjos e sugeriu que usasse para compor a decoração natalina, desocupando um espaço considerável sobre a mesa de centro da varanda. Ontem foi a vez de todos os bibelôs que eu comprei, mas que não consigo harmonizá-los com a casa e a nova decoração. Outra boa solução: doação. Aproveitei a visita de minha Mami e ofereci alguns bibelôs de porcelana e cerâmica para a casa dela. Ela recebeu com muito gosto e os levou para animar a sua casa.
Hoje separei um dos pares de castiçais que ganhei de presente de casamento no armário e daqui a alguns meses utilizarei na próxima arrumação da casa.
Para quem gosta de organização e tem pouco espaço nos móveis como estantes e racks, uma boa ideia é instalar prateleiras. Nós ganhamos uma de meu pai e colocamos as peças maiores e acabei encomendando uma outra menor e que me custou apenas R$45,00 com a instalação e as mãos francesas. É uma solução rápida, barata e que traz muita beleza para a coleção de lembranças.
Essas prateleiras instalei quando comprei a casa. Essa fotografia é de 2007 e já podem perceber a quantidade de coisas que tinha, mas que eram dispostas de forma desorganizada. O famoso: tudo junto e misturado.
 Olha a mesinha do telefone que charminho com vários bibelôs e fotos de viagens. Algumas peças eu comprei em minhas viagens para Pernambuco, Maranhão, Sydney e Lisboa.
 Na prateleira do home office coloquei duas corujas bem especiais que recebi de meus amigos e minha família pernambucana: apesar de me chamarem de "introsa" e muitas lembranças de meus ex-alunos com as temáticas que adoro: budismo, hinduismo e Egito antigo. Shiva foi um presente de Natal de minha sogra Gracinha.

 A prateleira da sala de jantar recebeu peças maiores e procurei manter o mesmo padrão.


 E vocês? Como colocam seus mimos e lembranças em exposição na casa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você vai gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...