terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Dextro pede

Dextro pede é uma expressão em latim que significa entrar com o pé direito. Eu sempre penso nessa expressão quando vou fazer uma visita. Ontem fomos visitar um casal de amigos e a primeira coisa que fiz na soleira da porta foi pedir permissão para deixar os sapatos ali. A dona da casa ficou surpresa e disse que por nada no mundo andaria descalça, mas eu apenas sorri e lhe disse que esse é um hábito muito antigo na minha família. Na casa de minha mãe, quem se atrevesse andar de sapatos ou chinelos primeiro levava uma bronca, depois tinha que deixar o calçado perto da porta e por último, corria para o banheiro para lavar os pés.
É interessante frisar que quando somos jovens e moramos com nossos pais, as regras de higiene e limpeza sempre parecem enfadonhas, exageradas e até mesmo ridículas, mas qual não foi minha surpresa antropológica quando visitei uma família na Austrália em 2006 e na porta do apartamento encontrei uma sapateira.
A sapateira localiza-se no lado de fora do apartamento. Estão vendo uma minúscula sandália vermelha? é a minha!

Voltei para o Brasil e contei para minha mãe aquela "esquisitice" aussie, mas no ano seguinte recebi minha amiga turca Selma e mais uma vez foi surpreendida pela dinâmicas sociais humanas: na cultura muçulmana o sapato simboliza a imundície da rua e a impureza do ambiente externo à casa, por isso deve ser deixado na soleira e deve-se andar descalço dentro de casa. Agora eu tinha três experiências: uma doméstica, uma estrangeira e uma religiosa. Será que preciso de mais justificativas?
Enquanto fui solteira, procurei manter este hábito, mas sempre deixei minhas visitas livres para fazer sua opção, depois que aquelas que não tiraram os calçados saíam, bastava limpar o chão com um pano molhado. Mas o casamento tem a qualidade de reunir pessoas diferentes embaixo de um mesmo teto e acabei descobrindo que amor-marido tem horror a pisar no chão descalço. Então, abandonei a prática, mas deixo a dica, afinal, uma sapateira na porta de casa ajuda na limpeza do ambiente, possibilita mais organização e acima de tudo nos livra da pergunta apressada: alguém sabe onde está meu chinelo?
Fonte: www.cacareco.net
Achei o modelo de cima extremamente elegante e funcional. O clima romântico com a cadeira em pátina branca e a bolsa de tecido deu um charme ao hall e a sapateira ficou muito bem integrada. A harmonia está também no tom pastel adotado para compor o ambiente.

Fonte: www.curyconstrutora.com.br



No famoso estilo, faça você mesmo (a), as sapateiras no formato colmeia são bastante criativas. A primeira é feita de tubos de pvc e tanto cai bem na entrada de uma casa mais moderna ou eco-prática como no quarto dos meninos. A segunda trás um colorido ao ambiente e pode ser encontrada na www.fiore.com.br.

Caso eu pudesse escolher uma para a entrada de minha casa, a sapateira móvel seria minha primeira opção: 
Fonte: www.jaehdesign.com.br

Continuo com sapateiras dentro de casa, mas ainda acho a ideia de ter uma na entrada muito atraente. Quem sabe não convenço amor-marido da necessidade de uma? E vocês? já tinham pensando nisso antes? Então, dextro pede para todos e sempre.


































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você vai gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...