sexta-feira, 30 de março de 2012

Terapia do verde: cuidar do jardim e da alma.

O primeiro jardim que me encantou foi o lendário "Jardins suspensos da Babilônia", uma construção na forma de zigurate realizada no reinado de Nabucodonosor para agradar sua amada. 
Apenas fragmentos sobreviveram daquele monumento considerado uma das maravilhas da antiguidade, mas os jardins continuaram povoando o imaginário das pessoas ao redor do mundo e mesmo nessa sociedade da informação, são lugares para o ócio, o prazer e lazer.
Fonte: http://www.portaldoplaneta.com.br/sete-maravilhas/index.html

Já cuidei melhor do meu jardim. Mas as demandas são muitas e acabei deixando ele um pouco de lado nos últimos meses. O resultado não foi dramático, porque sempre rego e converso com elas, mas a situação poderia ser pior. Então hoje foi o dia da terapia verde. Comprei novos vasos, areia com adubo orgânico, selecionei as plantinhas que precisavam de uma atenção mais especial e comecei o trabalho.
Calcei as luvas de plástico, sentei em meu banquinho rosa e com ajuda de minha ferramenta comecei o prazeroso trabalho. No final, todas as plantas ficaram agradecidas e eu ganhei mais disposição para continuar o resto do dia.
Vamos ver algumas ideias de jardim ao redor do mundo?
O estilo mediterrâneo é famoso pelos pátios ensolarados, um mix de cores e aromas e o uso de vasos e jarros em terracota ou cerâmica. Não é inspirador? Podemos fazer a mesma coisa na varanda ou na área de casa. Basta experimentar. O destaque aqui são as esculturas e a bela fonte no centro do jardim.
Fonte: www.8rd.org
Existem ideias bem inusitadas. Eu amei a possibilidade de transformar algo cotidiano em uma peça do jardim. Meu pai deixou uma bicicleta aqui em casa faz alguns anos e agora já sei no que vou utilizá-la:
Fonte: www.gardendecor1.blogspot.com

E um jardim bem rústico? Basta um banco de toras de madeira e alguns arbustos para montar um clima de jardim de casa de campo.
Fonte: http://gardenthemedwedding.com/rustic-garden-design-it-yourself
Jardins não pedem grandes espaços e áreas amplas, apenas um lugar que possa ser cuidado com atenção. Em países super populosos, como o Japão, basta poucos metros para montar um jardim tradicional. Esse segue a inspiração do estilo japonês:
Fonte: http://hometrendy.org/small-japanese-garden-design-ideas/small-japanese-garden-design-ideas-san-francisco
Eu gosto muito de jardins coloridos e com plantas de vários tipos. Esse é um modelo bem encantador:
Fonte: http://tonymead60.hubpages.com/hub/how-to-make-a-small-area-of-garden-look-HUGE
Não tem uma área para jardim? Que tal a sua janela? Um pequeno jardim de suculentas, primas dos cactus pode deixar tudo mais alegre:
Fonte: http://www.mundodastribos.com/jardim-em-apartamento-%E2%80%93-fotos-dicas.html
Na janela não cabe uma jardineira? É só fazer um terrário com suculentas e mini cactus:
Fonte: http://faisalcarper.net/bedroom-design/mini-terrariums-small-apartment-garden
Agora não tem mais desculpa. Existem muitas outras sugestões e uma delas pode ser o que você precisa para trazer o verde para ser a cor da terapia da casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você vai gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...