quarta-feira, 28 de março de 2012

Trilha sonora para a faxina

Desde que fomos abandonados pela nossa diarista tem sido complicado, especialmente para mim, manter tudo limpo e em ordem com uma rotina muito mais intensa com trabalho de campo, viagens, elaboração de relatórios mais leituras para a tese.
Minha mãe que tem o dom da organização e limpeza absoluta esteve por aqui e até se ofereceu para ajudar nos cuidados da casa, mas dispensei prontamente essa possibilidade, afinal, em países da Europa e nos Estados Unidos, as pessoas tem uma rotina de trabalho difícil e poucas tem condições de manter sequer uma diarista, dirá uma trabalhadora doméstica.

Outro dia apareceu uma vizinha aqui na porta se oferecendo para fazer as faxinas daqui de casa. Achei interessante, mas recusei sua oferta. Depois que estabelecemos um plano de limpeza semanal é mais fácil controlar o caos, mas ele aqui e acolá chega de mansinho e se instala com gosto.
E nessas horas, o que ajuda? Rezar não adianta muito, chorar muito menos, mas colocar uma boa trilha sonora no som da sala ou até mesmo no mp4 pode servir de estímulo para uma arrumação mais rápida e até mais divertida.

Nada de músicas muito românticas e baladinhas, para você não cair na tentação de se encostar no rodo e pensar nos velhos tempos. Também não sugiro uma boa música clássica. O que nos ajuda são os ritmos mais balançantes e rápidos. Quando eu morava sozinha usava um cd da Ivete Sangalo, bem antigo, e embalava o espanador de acordo com o axé da baiana.

Mas hoje optei por uma combinação que tem mais relação comigo: rock e pop nacional. Enquanto o Rappa e os Titãs cantam e tocam muito para mim, faço a limpeza geral e sento um pouquinho para cuidar dos objetos que precisam de uma espanada mais cuidadosa ou de uma limpeza com escova.
No final, tudo fica limpo, perfumado e em ordem e você presenteou sua vida com mais organização e sua alma com mais música, afinal dizem que é ela que alimenta a alma e no meu caso, foi o combustível para realizar essa tarefa tão complicada para a mulher pós- moderna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você vai gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...