terça-feira, 10 de abril de 2012

É uma festa de criança ou um Potlatch?

Todos nós com mais de 20 anos não conhecemos a febre dos aniversários em bufê. Em minha região tem gente que gasta por média 5 mil reais para receber os convidados dos filhos e amarga pagar pesadas parcelas para fazer uma festa para as crianças. É uma espécie de Potlatch potiguar: cada família procurando rivalizar em gastos e excessos e deixando as festas infantis com a cara de grandes eventos sociais. Acho que perde muito da ideia de celebração que acompanha a chegada da nova idade.
Eu sempre adorei as nossas festas de aniversário em casa. O clima é mais intimista e podemos ter o prazer de servir nossos convidados e amigos e ainda receber os elogios pela decoração que fizemos ou pelos quitutes que preparamos.
Influenciada pela matéria da Folha de São Paulo sobre a retomada das festas em casa pelas famílias brasileiras, resolvi elaborar esse post, cheio de ideias lindas e fáceis. Eu mesma estou preparando o aniversário de 4 anos de enteado filhote e nosso orçamento não pode ultrapassar R$ 400 reais. Já gastei em média R$ 200, 00 com elementos para decoração, lancheiras, lembranças e doces para as crianças. Agora vem a parte do bolo, docinhos para decorar a mesa e lanche para os adultos que acompanharem as crianças.
A primeira ideia que achei super charmosa foi a composição da mesa para os doces e balinhas. Potes de vidro ou acrílico mais altos fazem bonito na mesa. Nesse caso, usaram um móvel tipo aparador e a personalização foi feita com a foto da criança. Veja que delícia:
Fonte: How to decorate our home for a children's party
A próxima ideia é uma sucesso. Bolos individuais ou cupcakes. A mesa utilizou bastante dos objetos do cotidiano da família e a aniversariante deu um charme a mais com sua foto com moldura nas cores da decoração. Muito capricho e fácil de fazer:


Deixar tudo fácil para as próprias crianças se servirem é uma outra opção muito divertida. A ideia aqui é colocar etiquetas, que podem ser feitas em casa mesmo, dizendo para a garotada quais são os doces para se lambuzarem:
Fonte: http://frostedeventsblog.com/tag/sweets-party/
E que tal manter as crianças ocupadas, brincando de atelier de pintura ou de escolinha? Pensei nisso porque somos professores e enteado filhote gosta muito de lápis de cor, papel e desenhos para colorir. Eu comprei 10 caixas de lápis de cor, lápis grafite, borrachas, apontadores e muito papel ofício. Estou pensando em amarrar um barbante e deixar pregadores para eles fazerem uma pequena exposição dos seus trabalhos. Depois do trabalho nas artes é hora dos parabéns.
Fonte: http://eatdrinkchic.com/archives.cfm/category/party-ideas
Para mim, festa tem que ter pipoca e pirulito. Vou adotar esta ideia, já coloquei um adesivo do Toy Story em cada pirulito e depois vou arrumá-los dentro de pequenos vasinhos, como na foto abaixo:
Fonte: http://vi.sualize.us/view/7c5f9e7dc7e10e84e4cb705f0a604de2/

E como o tema da festa é Toy Story, escolhi essa como a decoração mais simples e bonitas que encontrei em sites brasileiros:
Fonte: http://soniaversiani.blogspot.com.br/2010/12/festa-do-toy-story.html
Bom, essa semana vai ser bem corrida. No dia da festa de enteado filhote tenho que ministrar aulas, mas sei que tudo vai correr bem e depois mostro como ficou nossa decoração para festa em casa. Aproveite as ideias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você vai gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...