sábado, 21 de abril de 2012

Tapete feito de saudade

Lembra da antiga música do Evandro Mesquita? "Longe de casa, há mais de uma semana, milhas e milhas distante do meu amor". Estou nessa situação, mas além da saudade que está bem grande dos meus amores, também sinto falta de minha casa. E mesmo bem distante dela, lembrei de lhe comprar um mimo que mostrasse um pouco do afeto que tenho por ela ser meu lar. 
O tapete foi confeccionado por uma artesã nordestina. Segundo Fabiana, ela levou um dia para finalizá-lo e eu tive a sorte de chegar no momento que ela estava terminando o trabalho. O tapete em forma de coração me fez reviver a saudade de casa e dos amores que lá ficaram e por isso a peça terá um lugar especial, decorando com carinho a casa pink.
Tapetes pequenos são como pequenas surpresas que espalhamos pela casa e mostramos nosso apreço tanto pelo nosso cantinho no mundo, como também por aqueles que nos rodeiam. Ano passado, eu comprei um tapete pequeno em crochê numa feira de artesanato internacional na cidade de Natal. Mas também encontramos nas feirinhas de artesanato espalhadas pelos pontos mais visitados por turistas de nossa região.
Pesquisando na blogosfera achei alguns modelos muito graciosos e que ficam bem em qualquer ambiente. Vamos conferir?
Fonte: www.adrianatapetes.blogspot.com
Um trabalho belíssimo que nos remete ao conceito da mandala. As flores em tons de laranja e amarelo enriquecem o tapete que tem o resultado final suavizado pela composição com o branco e o verde. Um primor para receber as visitas.
Fonte: www.artesdadila.blogspot.com
Também gostei muito desse trabalho em crochê. O tapete reflete a delicadeza na arte de decorar nosso espaço. 
Fonte: www.crochepaty.blogspot.com
Mais um belo modelo de tapete de crochê com as flores em destaque. Fica perfeito decorando um canto da sala de visita ou até mesmo nosso quarto.
Fonte: www.amigasdoartesanato.blogspot.com
Esse é feito com tiras de tecido ou malha, da mesma forma do que comprei ontem. Apesar de ser bem simples, o efeito é muito bonito.
Fonte: www.junyemeireartesanato.arteblog.com.br
E para finalizar, um bonito trabalho também em crochê e com o tema preferido da decoração: sempre as flores.
Não sou artesã, mas como antropóloga respeito e valorizo bastante os saberes e fazeres que podemos considerar tradicionais (apesar de não gostar muito desse termo), e a tapeçaria, seja ela de qual material for é de fato um saber fazer especial e que nos ajuda a decorar de forma prática nosso lar.

2 comentários:

  1. Eu lembro que quando estudava no SETA o Prof. Abimael pediu para confeccionarmos um tapete do estilo desse q vc comprou. A técnica é bem simples...mas dá um trabalhããããão.
    Como a malha mais facil de achar foi a branca eu fiz uma bandeira do Japão!
    Qq dia vou ver se me aventuro para fazer pelo menos um pequenininho
    :)

    ResponderExcluir
  2. Oi Paulinha, eu acompanhei a artesã fazendo o tapete por quase meia hora e achei a técnica realmente simples, mas demora bastante para colocar todas as tiras e depois precisa cortar com a tesoura para ficar bem homogêneo. Veja se consegue e depois me ensine, combinado? Beijos.

    ResponderExcluir

Você vai gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...