domingo, 17 de junho de 2012

Como aproveitar camisetas legais na decoração

Antes de começar como professora de nível superior, eu adorava caprichar nas estampas das camisetas e saias. Procurava dias por uma boa estampa ou imagem que falasse algo sobre mim, minhas ideias ou meu estilo de vida.
Um exemplo é meu interesse pela Revolução Cubana desde minha adolescência até hoje (como toda boa historiadora) e pelo líder revolucionário argentino Che Guevara.  Li sua biografia quando eu tinha 15 anos de idade e depois fui me interessando mais ainda pelo movimento.

Certa vez entrei em uma loja de uma grife conhecida em Natal e encontrei uma camisa vermelha com a estampa de Che Guevara. O que havia de diferente nela era um bordado em canutilhos na forma de uma flor. Trouxe para meu guarda roupa e usei bastante, mas um dia ela cansou de passear tanto, ficou feinha, estragou embaixo do braço e eu guardei a camisa, por pura pena de me desfazer de uma estampa tão legal.

Olha que linda a blusa me acompanhando numa viagem pela cidade de São Luiz, no Maranhão.


Quando comecei meu ano sabático, resolvi aproveitá-la em algum lugar e ela foi para a mesa de corte para ganhar uma nova função: um quadro. Primeiro, medi o tamanho da estampa e comprei uma tela para pintura no valor de R$ 2,50. 





Em seguida, pincelei goma laca para proteger a estampa e com uma mistura de cola branca e água, apliquei a cola sobre a tela fixando depois a imagem. O tempo de secagem pode variar. No meu caso, precisei de 24 horas em função da umidade do ar na última semana.


Gostaram do resultado? Vai decorar o meu banheiro, pois lá a paleta é branco, preto e vermelho de pura paixão.  
Minha segunda ideia foi inspirada num símbolo muito interessante: a coroa. Todos conhecem o famoso cartaz britânico "Keep Calm and Carry On". Claro que hoje existem muitas versões e invenções em torno dele. Além da frase estimulante, gosto mesmo da presença da coroa no topo.  


Então, acabei comprando uma camiseta com uma aplicação em tecido e uma coroa no alto. Pena que ela só me acompanhou até um congresso na URPE. Na volta já estava com um pequeno dano e daí ficou guardada na "Caixa das coisas que um dia eu arrumo".  Aproveitei o projetinho da camiseta do Che e resolvi transformar a outra blusa. Ela também foi para a mesa de corte e virou outra telinha bem charmosa:

Eu transformei duas camisetas em duas telas, mas já vi outras ideias na blogosfera, como criar almofadas e bolsas a partir das estampas. Você pode encontrar novos usos também e compartilhar no nosso divã. Eu vou adorar conhecer que outras funções vocês deram para seus antigos objetos e peças na decoração da casa. Sei que agora vão olhar duas vezes antes de doarem uma camiseta com uma estampa legal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você vai gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...