quarta-feira, 6 de junho de 2012

Uma cozinha mais saudável: três trocas que valem a pena

Nada como o prazer de comer em casa. Apesar de todos falarem dos benefícios da comida caseira, nós também exageramos em alguns ingredientes. Desde a minha infância fui acostumada numa dieta rica em açúcar e sal, mas hoje estou tentando me reeducar, o que está sendo extremamente difícil. Conversando com meu sogro, ele disse algo que me deixou pensativa por dias: "o açúcar refinado foi a pior invenção do mundo". Esse tipo de reflexão vindo dele, que é cardiologista, me deixou com uma pulga atrás da orelha e procurei me informar mais.
Fonte:http://www.i-cant-believe-im-not-bitter.com/2011/may/oh-sugar.html

Então, conversei com algumas pessoas sobre minha preocupação em elaborar pratos mais saudáveis e algumas delas me sugeriram algumas trocas que valem a pena.
A primeira delas foi substituir o açúcar refinado pelo açúcar light. A marca que estou usando é uma mistura de adoçante com açúcar (sacarose) . Como tem menos calorias que o açúcar comum é extremamente recomendado para quem deseja perder peso ou simplesmente ter uma vida mais saudável. 
www.byebyegordura.com.br
Apesar de adorar doces, sempre fui fã de sal. Vivia colocando pitadas de sal nos dedos e lambia com muito gosto. Mas os excessos da infância provocam problemas quando passamos dos trinta anos, não é mesmo?
Fonte:http://chriskresser.com/shaking-up-the-salt-myth-the-dangers-of-salt-restriction

Assim, a minha segunda troca foi o sal de cozinha normal pelo sal light. O que me chamou atenção foi o fato da sua concentração de iodo ser por volta de 50% menor do que o sal comum, o que nos garante mais saúde à mesa. Não notamos qualquer diferença no sabor dos alimentos, o que ajuda a incorporá-lo na dieta da família sem qualquer reclamação.
Fonte:http://www.norsal.com.br/produtos/lebre.html

A última troca foi a mais surpreendente e foi uma dica de um professor colega do meu Amor marido. Ele sugeriu experimentar o aceto balsâmico em nossas saladas e no começo, fiz alguma resistência por essa troca. Depois, li na web sobre os benefícios desse tipo de vinagre e ele acabou entrando na lista de compras do mês. 
Fonte:http://www.allfood.com.br/detProdutos.php?id_produto=218

Achamos o sabor muito enriquecido e acredito que é uma troca muito interessante. Tanto nosso coração quanto nosso paladar agradecem. 
É claro que vocês devem procurar conhecer os benefícios dessas trocas e verem se vale a pena investir um pouco mais nesses produtos. São itens mais caros do que os tradicionais e geralmente são vendidos em grandes redes de supermercado. Para mim, a relação custo e benefício já é suficiente para acreditar que uma cozinha mais saudável é o que todos merecemos em nossas vidas. Minha sugestão para vocês? Explorem os links, naveguem na web e descubram mais. Caso alguém tenha outra sugestão de troca de produtos alimentícios, por favor, compartilhe conosco, comente. Todos os corações irão agradecer. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você vai gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...