terça-feira, 31 de julho de 2012

As cartas não mentem: decorando com o Tarô

O que é que terapia, psicanálise e Tarô tem em comum? a resposta é bem interessante, o interesse de Carl Gustav Jung no "inconsciente coletivo" e seu estudo dos arquétipos. Foi Jung quem descobriu que a origem do Tarô estava na antecipação de padrões profundos do inconsciente coletivo, servindo o jogo como uma tentativa de ampliação das percepções humanas.

Quem de nós nunca se sentiu tentada a pedir uma orientação aos arcanos maiores? Mas, esse post não tratará de tarologia e sim de como podemos aplicar a beleza dos arcanos presentes nos diversos tipos de baralhos para a decoração de nossa casa. A ideia do post surgiu da percepção de que o arcano O MUNDO está orientando meus passos nesse exato momento e resolvi pegar uma carta do tarô de Marselha e colocar numa linda moldura decorando o home office. Pronto, tive um insight e busquei outras ideias de decoração e olhem só o que encontrei por aí:
A primeira ideia é facílima e qualquer uma de nós pode executá-la, basta um baralho (que encontramos para vender em lojas especializadas como a Mundo Verde ou em livrarias, na parte reservada aos livros sobre esoterismo e espiritualidade) e um fio ou barbante. Nesse caso, a pessoa selecionou alguns arcanos para expor na parede em um leve cordão. O que acharam? 
www.etisy.com
Já a segunda ideia é a minha. Olho para esse ser semi nu e cheio de vitalidade, bailando no ar e lembro que tudo é possível para quem acredita em seu potencial e força interior. 
Para as mais artísticas, a próxima sugestão é um arraso na decoração. Na verdade a ideia que se transmite é de uma grande mandala marcada pela influência de cada um dos arcanos maiores em cada um dos seus ângulos. E como eu faria isso? Compraria uma bandeja em MDF ou encomendaria no marceneiro mais próximo e aplicaria uma decoupage em toda a superfície, dispondo os arcanos ao redor do círculo. As pintoras podem exercitar toda sua criatividade em um cenário mais pessoal. Vamos conferir?
www.craftychickscuppacoffee.blogspot.com

E que tal pedir para ampliar um dos seus arcanos favoritos em uma gráfica rápida e fazer um belíssimo poster ou painel? Eu pensei imediatamente nisso e já tenho o meu arcano para colocar em um lugar muito especial. O que acharam?
www.darkthingssims3.blogspot.com
Tenho uma amiga que adora gatos e sempre que vejo algo de decoração com um felino me vem na hora a sua lembrança. Agora, já imaginou um painel com um lindo gato e os arcanos inseridos na pintura? Esse eu gostaria de imprimir e colocar na moldura.
www.pinterest.com
Não sei vocês, mas eu gosto de procurar comprar jóias que tenham algum significado, seja numa data especial ou pela presença de algum símbolo que diga algo sobre minhas crenças ou ideias. Um pingente com um arcano é trabalho para um bom ourives ou uma designer de jóias. Eu simplesmente me encantei:
Arcano A Estrela
www.goddessgift.com
E, para completar, pingente e par de brincos? É muita simbologia e bom gosto.
www.pagganwiccan.com


Agora se achou as sugestões complicadinhas para um faça você mesma, pode reunir todas as cartas de um baralho de tarô e colocar em uma grande moldura, garanto que o efeito é lindo:
www.zazzle.com

E para quem quer entender um pouco da relação entre Jung e o Tarô, sugiro o livro que me foi apresentado pela iluminada amiga Luciana Celestino, segue a referência, bem completinha. Forte abraço e ótimas inspirações.

 NICHOLS, Sallie. Jung e o Tarô. Uma jornada arquetípica. São Paulo: Cultrix, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você vai gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...