terça-feira, 14 de agosto de 2012

Procura-se Costureira

Sempre achei mágica a prática da costureira. Tomar um pedaço de tecido em suas mãos e com poucos apetrechos transformá-lo em uma calça, uma saia, uma camisa ou até mesmo num vestido de noiva.

No atelier de minha costureira experimentando meu vestido de noiva.
 Dona Maria atua na cidade de Parnamirim por quase duas décadas.  


Nunca comentei antes, mas eu já tive meu momento de auxiliar de costureira. Como isso aconteceu? Havia uma vizinha que costurava calções e shorts masculinos. Eu ficava na porta da casa dela olhando ela fazer seu serviço, até que um dia ela perguntou se eu queria remover as linhas das roupas e receber uns trocados pela atividade. Claro que corri para casa, pedi permissão a minha mãe e passei quase dois meses ajudando ela todas as tardes em seu pequeno atelier. O dinheiro que recebi comprei um corte de tecido da cor rosa e uma outra costureira fez um charmoso macacão para mim.
Na adolescência o interesse continuou e comecei a frequentar as aulas de corte e costura no atelier de minha tia Anunciada. As primeiras aulas eram sobre corte e eu perdi o interesse logo,  nunca mais voltando para o curso. Hoje me arrependo do que fiz. Ela fechou o atelier e não ministra nenhum curso. Tive a oportunidade, mas deixei escapar.
Depois disso tentei achar um curso no SENAC. Passei anos esperando a formação de uma nova turma. Quando ela abriu, cinco anos atrás, o curso seria ministrado na zona norte de Natal, o que impedia meu deslocamento até lá. Frustrada esqueci a costura e me dediquei a decoupagem e fui até feliz por algum tempo, mas nesse ano a vontade de costurar veio com mais força ao ponto de me fazer comprar minha primeira máquina de costura no começo do ano.
E agora? Estou procurando novas possibilidades para aperfeiçoar minha prática de costura e evoluir da costura reta para um outro nível. O SENAC promete abrir nova turma de corte e costura, mas sem local e data definida. Encontrei duas opções, um curso a distância e um guia de costura.
Todos lembram das propagandas nas revistas do Instituto Universal Brasileiro. Tantas opções de cursos sem precisar sair de casa. O Curso de Corte e Costura utiliza a metodologia da educação a distância, com o envio dos módulos de estudo, um manual e de um kit de costura. Como a proposta é de um curso profissionalizante, ao final dos módulos é preciso fazer uma exame final, o que lhe garante um certificado.
O interessante é que eles disponibilizam  maneiras diferentes de envio do material a partir das três formas de pagamento. O curso tem o custo total de R$247,00. Acho que é o valor que muitas de nós pagamos na compra de revistas de moldes e modas durante o ano todo, concordam? Eu, particularmente estou bem interessada em fazer este curso. Vou esperar chegar dezembro para fazer a solicitação de envio do material. 

A outra opção é o curso preparado pela Revista Manequim, chamado Guia completo da costura: passo a passo prático das técnicas para confeccionar roupas e acessórios. Encontramos cada exemplar nas bancas de revistas pelo preço de R$24,90. Podemos também comprá-los na loja da Abril. Eu comprei o exemplar número 3 para fazer um test drive do guia, só não tive tempo ainda, mas em breve comento o que achei. 


Agora sabem qual é o meu grande sonho de aspirante de costureira? Ter o Grande Livro da Costura. Não uma versão feita download ou copiada para um cd, mas o próprio livro. Quem sabe um dia?

Agora vou dar uma dose de estímulo, já pensou em ser costureira profissional? Nos classificados dos jornais locais acompanho o aumento da oferta de vagas para costureiras, principalmente as que sabem costurar uma peça inteira. O espaço de trabalho é o atelier de reforma de roupas ou produção de roupas finas, mas você também pode abrir seu atelier em casa e ganhar um bom dinheiro (entre R$800,00 e R$ 2.000,00 mensal) para realizar outros sonhos, além dos que passam pelo dedal, linha e agulha.

Um comentário:

  1. gostaria de comprar o guia completo da costura! tem o interesse de vende-los?

    ResponderExcluir

Você vai gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...