terça-feira, 11 de setembro de 2012

Preparando a casa para uma visita inesperada

Quem tirou o feriadão de folga deve ter olhado de forma desolada para o pequeno caos que se instalou durante a ausência de qualquer uma de nós. Eu mesma fui uma das vítimas dele, depois de desfile cívico com enteados filhotes na sexta, parque de diversões no sábado e domingo na casa dos sogros retornei para casa na noite de domingo de olhos fechados e fui direto para meu quarto pensando no bicho papão da bagunça que estava além de minha porta.
Entretanto, precisamos encarar nossos medos mais íntimos, inclusive aquele pavor psicológico de que alguém pode chegar a qualquer minuto e encontrar sua casa em estado pós-tsunami. Nessa hora lembro de duas cenas de filmes que adoro: Um lugar chamado Notting Hill e Thor. Sei que são filmes totalmente diferentes, mas em ambos existem espaços bagunçados e sujos e que precisam ser organizados em 5 segundos por causa das famosas visitas inesperadas.
www.cenasdecinema.com
Talvez nenhum artista famoso chegue na sua casa agora, muito menos uma divindade mítica, mas quando o assunto é arrumação precisamos pensar em bem estar e agir em um ambiente por vez ou vamos nos estressar e perder a disposição de colocar aos poucos a casa em ordem. A primeira dica que tenho aprendi com a minha mãe: comece sempre pela frente de sua casa. É a varanda? É a área social? É a sala de visitas? Não importa, o que de fato é essencial é que exista na entrada de sua casa bastante limpeza e organização. 
E qual seria o próximo cômodo? Obviamente que o banheiro social, caso tenha um, ou o banheiro da família. Lembre-se que estamos cogitando receber uma visita de última hora e que estivemos fora de casa por um fim de semana ou até mesmo, uma semana inteira, assim, precisamos mesmo estabelecer quais são os pontos críticos e agir diretamente neles.
Agora que o seu banheiro está limpo e cheiroso é hora de pensar em colocar as coisas em ordem na cozinha. Tudo bem, sua visita não vai até lá, mas você pode querer servir um suco, uma água ou até mesmo um café com biscoito e seria muito útil que toda essa louça estivesse pelo menos limpa no escorredor de pratos, então, coloque o avental e comece os trabalhos na sua pia, que espero não ser tão alta e desconfortável quanto a minha.
No filme, Um lugar chamado Notting Hill, o personagem de Hugh Grant corre para a cozinha para esconder os vestígios de louça suja, restos de alimentos e lixo espalhado. Já no filme Thor, a personagem vivida por Natalie Portman faz o mesmo, inclusive ficando bastante atrapalhada e guardando restos de comida onde não devia. No final, ela cobre a louça suja com um pano de prato, ideia que achei excelente, mas que depois lhe obriga a lavar também o paninho, não esqueça disso.
www.epocasaopaulo.globo.com
Agora que resolveu três áreas bem críticas, pode programar o resto da limpeza com mais calma. O que devemos ter em mente é que a casa deve ser um espaço acolhedor e limpo não apenas para quem chega e vai embora, mas principalmente para quem nela mora e vive. O meu segredo para tentar deixar as coisas em ordem? Sempre imagino que receberei alguém em 60 minutos e rapidamente vou arrumando o que é essencial. Algumas tarefas podem esperar até o próximo fim de semana ou uma outra folga, como lavar a roupa, passar as que estão no cesto ou até mesmo limpar os tapetes, as portas e janelas, mas evitar a instalação do caos ainda é a melhor história de amor entre você e sua casa.
www.adorocinema.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você vai gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...