segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Mudando de natureza


Já sentiu o cheirinho da mudança no ar? A primavera chegou e com ela a natureza se renova e ao mesmo tempo se prepara para um outro período de crescimento e transformação. Entre diversas culturas, a crença animista reforçava o poder dos ciclos naturais sobre a vida humana. Os gregos, por exemplo, imaginaram que a jovem e bela Perséfone, filha da divindade Deméter, havia sido sequestrada pelo deus do mundo inferior Hades e enquanto a mesma encontrava-se presa na sua companhia, a natureza se transmutava em tristeza, gelo e solidão, mas quando Perséfone retornava para a presença de sua mãe, a natureza reagia com a chegada da época da floração. O mito ajuda a explicar como os antigos gregos entendiam as estações do ano, mas quanto a nós? Atribuímos algum significado ao que acontece de forma natural no nosso redor?

Perséfone sequestrada por Hades. 

Escultura de Bernini

http://www.mythencyclopedia.com/Pa-Pr/Persephone.html#b


Para algumas pessoas, suas vidas podem ser encaradas como uma verdadeira estação. Alguém pode dizer que vive uma fase outonal, que pode significar uma época de recolhimento e reflexão. Outros dizem que sentem viver em um eterno inverno, quando se sentem abandonados, vivendo relações frias e distantes. Mas existem os que preferem acreditar que a vida é reinventada todos os dias e que a primavera é uma estação duradoura em nossa existência.


Por mais que os primeiros nove meses do ano não tenham sido de fertilidade, permita-se que o próximo trimestre seja marcado pelo desenvolvimento de novas ideias, desabrochar de novos projetos e acima de tudo pela diversidade de aromas e cores que apenas a mãe natureza pode nos inspirar. Use o que lhe resta de 2012 para viver melhor, cuidando mais do seu jardim interior e permitindo, que assim, o novo floresça. E não esqueça, mesmo que as ervas daninhas apareçam em sua jardineira, remova com cuidado e não machuque as flores da bondade que estão do seu lado. Primavera é vida e vida é durante todo o ano. Permita-se florescer.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você vai gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...