quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Encontros com a Arte


Vincent Van Gogh

Foi o tempo que estudar história da arte era apenas para os eruditos, intelectuais e acadêmicos. Desde que Walter Benjamin disse que a áurea da obra de arte havia mudado com a reprodução técnica, continuamos vendo as pessoas consumindo arte, seja visitando museus e exposições, lendo livros de arte, comprando souvenir e reproduções e decorando suas casas com as telas dos mais famosos pintores do mundo ocidental.

Vicent Van Gogh


Minha paixão pela História da Arte começou na faculdade através das aulas da professora Conceição. Ela conseguia nos transportar para interior de catedrais, praças incríveis, pequenos e charmosos bosques e palácios majestosos. Posso dizer que fiz disso uma das mais paixões e sempre tive na minha estante, ótimos livros sobre estilos artísticos e arquitetônicos e vida e obra de pintores.

Frida Kahlo


Jan Van Eyck

Nesse ano fui convidada por um grupo de amigos para mediar uma conversa em torno da arte desde a antiguidade até o século XIX. O resultado foi uma série de encontros ricos de reflexões, fruição, interpretação e assombro diante do gênio de grandes artistas. 
A proposta inicial era estudar todas as expressões da arte, incluindo arquitetura, escultura e pintura, mas, o grupo sugeriu que a segunda parte do curso fosse focada na vida e obra dos artistas e acabei me sentindo quase como Giorgio Vasari, na busca pelo talento e pela personalidade de cada um deles.










Iniciamos nossa jornada pelo Alto Gótico e conhecemos mais sobre dois artistas que são considerados os fundadores da pintura enquanto expressão artística: Cimabue e Giotto. Depois mergulhamos no Renascimento e tivemos contato com os dois grandes colossos do período: Leonardo Da Vinci e Michelangelo. 
Nosso passeio seguinte foi pela riqueza e deslumbramento do barroco, tratamos da perfeição do uso do claro e escuro e do realismo da obra do mestre Caravaggio e aproveitamos pra falar de Aleijadinho e das maravilhas que ele criou em Minas Gerais. Tanto Caravaggio quanto Aleijadinho foram meus acompanhantes durante minhas férias em Minas Gerais.

Exposição de Caravaggio, em BH.


Os profetas de Aleijadinho em Congonhas do Campo.

No Renascimento Nórdico fizemos uma viagem pela arte e imaginação do artista Hieronymus Bosch, ou El Bosco. Sua obra é no mínimo inquietante:

Jardim das Delícias

Do século XVII conhecemos o trabalho do pintor diplomata, Peter Paul Rubens e seu interesse pelos temas mitológicos.

Perseu e Andrômeda

 E depois, ficamos encantados com o detalhismo e realismo do mestre holandês Rembrant:

O banho

Nossos encontros foram encerrados com dois grandes nomes do século XIX: Antonio Canova e Jacques-Louis David. Canova é considerado um dos mais famosos escultores italianos à serviço do retorno ao clássico.

Eros e Psiquê

Enquanto Canova representa uma nova versão sobre a escultura clássica, David aprimora o tema a partir de uma nova perspectiva na pintura. Ambos eram os artistas favoritos de Napoleão Bonaparte:

Madame Récamier

Para o encerramento, pensei em entregar um souvenir especial e resolvi descobrir qual o artista preferido de cada um dos participantes de nosso encontro e olhem só o que projetei:

 

Os pintores escolhidos foram: Caravaggio, Van Eyck, Van Gogh e Frida Kahlo. Fiz o download dessas imagens e procurei uma loja que produzia souvenirs. Entreguei os arquivos e horas depois já estava com as lembranças prontas.
Vamos conhecer cada uma delas?

O Casal Arnolfini de Van Eyck foi para Cláudia.


O Cupido de Caravaggio flechou Carolina


Já os girassóis de Van Gogh foram entregues pra Maísa


Claro que Caravaggio foi o encontro mais emocionante. Essa é a caneca de Claudinê


E por último, um belo buquê de Magnólias de Frida Kahlo para Luciana


Embrulhadas para a entrega em nossa confraternização natalina


Meu amado grupo de História da Arte. Certeza que ano que vem tem mais paixão e amor nos encontros com a arte.


De tudo, fica a certeza que crescemos bastante em nossa compreensão da Arte Ocidental a partir das vidas e obras dos artistas. Só tenho a agradecer a cada um deles pelo interesse, entusiasmo e principalmente o carinho comigo. Hoje não somos apenas um grupo de estudos, somos parceiros do conhecimento.

Minha dica para vocês é que procurem uma professora ou professor de História da Arte que possa manter esse diálogo com vocês uma vez por semana ou uma vez por mês. Para quem mora em Natal-RN e quiser montar um grupo parecido com o que já tenho, pode me inscrever no e-mail pessoal: atenasregina@yahoo.com.br ou me seguir pelo twitter @AndreiaReginaBr. Será um prazer imenso fazer essa jornada com outros amantes da Arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você vai gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...