sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Casa limpa e arrumada

Quase um mês distante do blog, mas nenhum dia sem fazer uma visitinha, ver novos comentários, reler algumas publicações e pensar sobre novas postagens; simplesmente ficava me coçando pra escrever um novo post ou mostrar algo que tinha descoberto, mas havia uma necessidade de me desconectar mais para perceber melhor o que acontecia ao meu redor, por essa razão, a pausa foi bem vinda.
Enquanto eu estava em férias forçadas do blog, aproveitei para procurar novas ideias para tornar mais fácil nossas vidas de donas de casa pós-modernas e acabei descobrindo o livro da Donna Smallin, publicado pela editora Gente e com o atraente título: Casa limpa e arrumada: organize-se para cuidar da limpeza sem deixar de viver. Não preciso dizer que li em uma única tarde balançando na rede. 
A primeira parte do livro trata da limpeza básica, aquela de todos os santos dias. O destaque  são as estratégias de limpeza diária, semanal e profunda. Outro ponto positivo é nos mostrar que o desapego (já comentado nesse bloguito) é muito importante para ajudar na organização da casa.
A segunda parte trata dos desafios de cada espaço da casa e nos orienta sobre como fazer a limpeza e arrumação sem enlouquecer. Vários blogs já falaram desse livro, tem até vídeo no youtube. Por isso vou destacar apenas uma dica que achei super valiosa e que tenho aplicado desde então com sucesso: sempre que passar por um cômodo, coloque algo de volta ao seu lugar ou reorganize no seu espaço original.


É impressionante como funciona! Eu que sou a mais espalhada das criaturas do mundo, quando entrava em casa, saía "rebolando" as coisas pelos quatro cantos: chaves no sofá, bolsa sobre a mesa, agenda no buffet, sandálias embaixo da escrivaninha, sem contar nos livros e papéis que se acumulam sobre minha mesa de trabalho. Com a dica da Donna Smallin, tenho me contido mais e procurado deixar cada espaço mais limpo e arrumado de quando eu entrei.
Onde achar o livro? Nas livrarias do Brasil tem, super salgadinho. Entretanto, se você conhece alguma representante da Avon, pode ter o seu por um preço que cabe no bolso de todas nós, garanto!
Hoje foi um dia que precisei exercitar as lições da Donna: minha ajudante não veio :(
Em duas horas, consegui, espanar, varrer, limpar com pano úmido e passar cera líquida. Tudo bem que casita é pequena, com pouco mais de 70 m², mas, já é a prova de que seguir um guia de limpeza e organização nos ajuda nas horas difíceis.
Bem, é isso. Tenho agora que me preparar para uma festa infantil. Que dureza para a minha dieta, mas será uma delícia para os enteados filhotes.
Beijo e até loguinho!

Andreia
@AndreiaReginaBr

2 comentários:

  1. :D sempre passo aqui pra me deleitar! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amiga! Mais tarde vou adicionar o seu blog terapia aqui também. Beijo grande.

      Excluir

Você vai gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...