domingo, 6 de novembro de 2016

De quantas canecas você precisa para ser feliz?

Olá gente, tudo bem com vocês?
Eu estou bem, já nem acreditando que estamos a menos de 60 dias para o final do ano de 2016.
Estou confiante que vou reescrever uma nova história em 2017, e para fazer um roteiro de sucesso para boas mudanças na vida resolvi colocar as coisas em ordem aqui na nossa casita antes de qualquer transformação.
Uma delas foi me informar mais sobre como ter apenas aquilo que amamos e que nos é útil em nossa casa. E fui aconselhada por grandes especialistas sobre os cuidados de nosso lar, a Marie Kondo e Cynthia Townley Ewer.


Cynthia Townley Ewer





Com o livro de Cynthia Townley Ewer aprendi o quanto é importante cada coisa ter o seu lugar dentro de nossa casa. Para minha família isso é um grande desafio, pois temos livros demais, filmes demais, jogos demais e quando menos esperamos, algo ficou no meio do caminho e num lugar diferente do que da última vez. Indico para quem quer aprender também rotinas de limpeza e organização. Comprei o meu na Livraria Leitura, em João Pessoa.











Marie Kondo




A mágica da arrumação, quem me apresentou foi o aplicativo de leitura de e-books da Saraiva. Apareceu na minha biblioteca uma amostra grátis do primeiro capítulo e eu de imediato fiquei interessada na obra. Mas preferi comprar o livro no formato impresso, inclusive para poder emprestar e ajudar outras pessoas interessadas no exercício do desapego para melhorar a organização da sua casa. Comprei meu exemplar na Saraiva do Midway Mall, um dos shoppings de Natal.

A última aquisição foi Isso me traz alegria. Mais uma vez Marie Kondo nos mostra como é importante desapegar de presentes, cartas, fotografias, e principalmente livros. Amei a leitura e foi ele quem me impulsinou a colocar em prática a necessidade de manter apenas aquilo que amamos e que é importante na nossa vida.

Então a partir das leituras e reflexões dos três livros resolvi atacar um problema por vez. O primeiro ponto foi a nossa biblioteca. São três estantes de livros, mais nichos e livros espalhados nas mesas de escritório, na sala de visita e muitos nos quartos. Um verdadeiro paraíso para neerds, geeks, crianças, adolescentes e especialistas em ciências humanas, mas de fato, o que é essencial em nossa biblioteca? Foi essa a pergunta que levei para cada pessoa da família e pedi para que eles escolhessem aquilo que não querem mais ler. Com o amor-marido, foi complicado. Manteve 90% de seus livros, o que pouco ajudou na mudança programada. Os meninos seguiram o mesmo caminho do pai e restou apenas para minha pessoa fazer a seleção das obras que deviam ficar. Resultado: Uma estante vazia e muitas caixas de livros para doação, venda e presente.


http://www.huffingtonpost.com/lisa-parkin/4-ya-book-trends-to-look-_b_5999458.html



O problema seguinte para ser atacado foi a coleção de canecas. Quando eu era solteira tinha apenas duas canecas e vivia muito bem com esse par de companheiras para café e chá. Mas com o casamento, as canecas mantiveram um relacionamento harmonioso e foram se multiplicando, chegando à quantidade de 26 canecas para apenas quatro pessoas. Então busquei primeiro entender porque tínhamos tantas canecas e percebi que 12 delas eram conjuntos que ganhamos em nosso casamento, mesmo não tendo feito essa sugestão em nossa lista :]
Elas então foram distribuídas para uma vizinha, minha mãe e meu irmão. Duas canecas se transformaram em porta lápis e as demais guardamos por terem sido presentes de amigos, parentes e das crianças.
Claro que acho coleções fantásticas, mas existe uma hora que precisamos tomar uma decisão mais racional sobre a cultura material que nos cerca e perceber se de fato vamos usar todos aqueles objetos que possuímos.

http://viajeaqui.abril.com.br/materias/colecionadores-junho-2013

Ainda não vou postar fotos das transformações aqui em casa, mas assim que tudo estiver na forma que desejo e de acordo com os métodos ensinados por Kondo e Ewer prometo que mostro para vocês.
E vocês? Do que precisam desapegar?

Um forte abraço e muita luz.
Andreia Regina



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você vai gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...