quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

A luta contra o pré-diabetes

Olá gente!
Tudo bom com vocês?
Eu espero que estejam ótimos.
Hoje quero compartilhar com vocês sobre minha luta contra o estado de pré-diabetes. A suspeita foi numa visita ao meu mastologista, quando ele sugeriu que eu poderia estar resistente à insulina pelo fato de me encontrar em situação de sobrepeso e com dificuldades para engravidar. Naquele momento descartei a possibilidade, pois ainda não tinha investigado se havia casos de Diabetes na família paterna, mas com o passar dos meses comecei a sentir um enjoo a cada fatia de torta, pedaço de pudim ou barrinha de cereal que comia e fiquei apreensiva. Com quase 40 anos e uma vida totalmente sedentária, eu já tinha motivos suficientes para procurar um especialista e apenas em novembro consegui me consultar com um endocrinologista.
Ele me pesou, verificou minha pressão arterial e fez algumas perguntas sobre minha alimentação e hábitos saudáveis. Em seguida, solicitou os exames, entre eles o da curva glicêmica. Realizei na mesma semana e quando o resultado saiu

fiquei bastante surpresa: estava pré-diabética.

A solução inicial seria começar a fazer uso do medicamento, mas me conhecendo, sabia que manteria os doces por perto, então, resolvi ser mais radical e iniciei uma dieta restrita de açúcar ou de carboidratos com alto teor glicêmico.
Em três meses minha vida mudou bastante. Retomei a Reeducação Alimentar do programa feito pela minha nutricionista Dayane Deise. Passei a usar no café o adoçante com stévia e tomar alguns sucos sem açúcar. Os horários do lanche são sempre acompanhados por  2 frutas diferentes, de acordo com meu plano passado pela nutricionista. Quando vou almoçar ou jantar na casa da família, ao invés de deixar todos constrangidos por terem que preparar o suco sem açúcar ou ter sempre refrigerante diet em casa, eu mesma levo minha bebida, além de minha bolsa térmica com o lanche.
Como ainda não retomei a atividade física, a perda de peso foi pouca, de apenas três quilos, mas o fato de subir na balança e ver o ponteiro descendo a cada semana, já me alivia bastante, pois fazia tempo que o inverso acontecia.





 O estado de pré-diabetes se caracteriza como uma doença que abre espaço para o desenvolvimento do Diabetes tipo 2, doença crônica que atinge milhões de brasileiros. O ideal é associar uma alimentação balanceada com muitas frutas, legumes, verduras, sementes e grãos com uma rotina de exercícios. Como vamos nos mudar no próximo mês, vou procurar uma academia de ginástica perto da minha nova casa e começar um programa três vezes por semana. A partir daí acredito que a perda de peso vai se acelerar chegando aos dois quilos por mês e atingindo minha meta de médio prazo que é perder 10 quilos em seis meses.


Espero que com esse post, conscientize alguns de vocês a procurar um especialista caso esteja com sobrepeso, cansaço, sonolência, irritação, vontade constante de ir ao banheiro e aumento de peso. Até manchas escuras no pescoço, dedos das mãos e joelhos podem sinalizar a presença da doença. Indiquei estes sintomas pois foram os que consegui identificar até procurar um endocrinologista. 
Após quase dois meses de cuidados, fiz a verificação da minha pressão arterial com um médico clínico geral e ela estava normalizada. Só isso foi uma grande vitória. Então, vamos acreditar que a cura pode estar nas nossas mãos, basta comprometimento e força de vontade.

Um beijo de luz e até logo.
Andreia Regina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você vai gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...